Boletim escolar

Ícone boletim
Imagem efeito sombra

SEMANA FARROUPILHA NO EV

SEMANA FARROUPILHA NO EV

            As atividades da Semana Farroupilha movimentaram a comunidade Escolar do Érico Veríssimo. Organizada pelas professoras Caren Vighi, Deize Lisboa e Patrícia Jacondino, a programação iniciou no dia 16 de setembro, segunda-feira, com palestra para os alunos do Ensino Médio acerca da História do Rio Grande do Sul e como se reflete na Avaliação PAVE/UFPEL (Programa de Avaliação da Vida Escolar da Universidade Federal de Pelotas), sob a orientação do professor de história Antônio Vergara. As turmas do fundamental não ficaram de fora desse ciclo de conversas. A professora de história Lara Viscardi explanou sobre a Guerra dos Farrapos e a formação social do RS. Logo, juntamente com o apoio da professora de geografia, Marlise Gnutzmann, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.

            Os dias que se seguiram (17 e 18) foram reservados para saídas culturais. Os pequenos do Castelinho do Saber visitaram o CTG Farrapos, onde realizaram atividades relacionadas à Cultura gaúcha, como oficina de danças, jogos e mateada. Ao final, os alunos puderam experimentar “roda de carreta”, um lanche da culinária campeira. Os estudantes dos outros níveis foram para a cidade de Piratini (1ª capital Farroupilha), numa imersão na história do RS.

            Na véspera do dia 20 de setembro, nas dependências da escola, foi oferecido à comunidade escolar um delicioso “salchipão” (salsichão e pão), carreteiro, erva-mate e água quente para o tradicional chimarrão. Também houve brincadeiras típicas, música nativista, roda de conversas e a escolha da mais bela prenda. As ações desenvolvidas durante esse período reafirmam o compromisso da Escola Érico Veríssimo em contribuir na formação dos nossos educandos de forma crítica-participativa através de projetos integradores.

Publicado em 30/09/2019